Quero falar hoje sobre projeto e composição paisagística que é um assunto bem bacana, porém complexo para quem está começando na arte da arquitetura paisagística.
Para muitos, infelizmente ainda, paisagismo é aquele mero detalhe final de uma obra e eu estou dizendo obra nem estou dizendo projeto, pois poucos ainda contratam um Arquiteto Paisagista e deixam apenas para o final da obra para colocarem as “plantinhas” e aí acontece a maioria dos problemas. Um pensamento muito restrito, pois o paisagismo vai muito além da “plantinha”.
Paisagismo é o planejamento do ambiente externo, um complemento daquilo que é projetado na arquitetura. É num projeto de arquitetura paisagística que elementos construtivos tais como: pedras, móveis, iluminação, paredes, cascatas, vegetação, pisos, revestimentos, cores, postes, bancos, pergolados, gazebos, passeios, escadas, lagos, piscinas e tudo que pode ser moldado pelas mãos humanas entram. O paisagismo valoriza a arquitetura.
Um elemento importantíssimo em paisagismo é a volumetria, que
é possível ser desenvolvida em qualquer espaço. Dependendo do espaço, uma
parede trabalhada, móveis, floreiras ou um caixilho diferente na janela dão
conta do recado, o segredo é o equilíbrio. Falando em volumetria de vegetação ela
é indicada em vários casos e são feitas em três níveis: forração, arbórea
arbustiva e arbórea de grande porte.
As forrações cobrem o solo e têm até 30 centímetros de altura, podem ser
combinadas ou substituídas por pedras. Arbustos que vão até uns 4 metros fazem
a escala intermediária e as árvores e palmeiras, que são as de grande porte,
dando a verticalização ao jardim.
O arquiteto paisagista, além de conhecer bem os materiais de construção, deve ter ao menos uma noção básica de botânica, isto é elementar na profissão para assim conhecer o comportamento das plantas e sua adequação ao clima aliados aos hábitos dela, pelo menos das plantas mais usuais. Além disso, deve também conhecer os biomas, os ecossistemas, o manejo dos vegetais, os conceitos básicos de paisagem e a historia do paisagismo.
Espero ter contribuído um pouco e ajudado a quem está começando nesta arte que tanto me fascina.