




Como Arquiteto Paisagista, indico aos GESTORES PÚBLICOS a execução dos Jardins de Chuva em vias públicas. Uma excelente opção para diminuição dos alagamentos nas ruas. FICA A DICA!
Mas o que são Jardins de Chuva?
Basicamente os Jardins de chuva são jardins que ficam num nível abaixo, de modo a captar a agua proveniente das chuvas. Este sistema além de captar ele limpa e infiltra água de chuva de telhados, pisos e vias diretamente no lençol freático. Normalmente têm entre 15 a 25cm de profundidade, mas pode ter mais dependendo da situação do solo local, e têm como objetivo final reidratar o solo urbano com água de chuva. Estes jardins podem acolhem até 100% do total de água de chuva captado nas áreas de contribuição, eliminando assim a necessidade da rede de drenagem para o trecho atendido.
Como síntese, temos então o jardim de chuva como uma bacia de infiltração de águas pluviais que contribui comprovadamente para o controle de enchentes e purificação da água a ser infiltrada no solo, assim como, filtragem da quantidade excedente que será devolvida ao sistema e também com a contribuição da melhora estética dos centros urbanos.